urban heat island
substantivo
Fonte: Duncan, J. M. A., Boruff, B., Saunders, A., Sun, Q., Hurley, J., & Amati, M. (2019). Turning down the heat: An enhanced understanding of the relationship between urban vegetation and surface temperature at the city scale. Science of the Total Environment, 656, 118-128.
Termo equivalente: ilha de calor urbana
Fonte: Parker, D. E. (2010). Urban heat island effects on estimates of observed climate change. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 1(1), 123-133.
Definição em português: "As ilhas de calor urbanas são resultado das propriedades físicas dos edifícios e outras estruturas e da emissão de calor pelas atividades humanas. Eles são mais pronunciados em noites claras e calmas; sua força depende também da geografia e do clima de fundo, e muitas vezes há ilhas frescas em parques e áreas menos desenvolvidas. A ilha de calor urbana é a elevação da temperatura do ar dentro das cidades e, em menor grau, nas cidades e vilas, em relação ao campo circundante. É causada principalmente pela retenção de calor solar no tecido dos edifícios e superfícies do solo, e pela obstrução e reabsorção da radiação de ondas longas que sai à noite por edifícios que obstruem a visão do céu. As superfícies pavimentadas transportam mais calor solar para baixo do que o solo; este calor está então disponível para liberação durante a noite. A ventilação reduzida pode dificultar a dispersão das ilhas de calor urbanas. Uma importante contribuição para algumas ilhas de calor urbanas é a emissão de calor por atividades humanas, como o transporte, e pelo aquecimento e ar condicionado de edifícios. O escoamento acelerado da água da chuva, juntamente com a redução da cobertura vegetal, pode reduzir a disponibilidade de umidade nas cidades. Isso pode potencializar a ilha de calor urbana, reduzindo a fração de energia solar convertida em calor latente e aumentando a fração que se transforma em calor sensível.[...]. Geralmente, a ilha de calor urbana é mais forte à noite nos centros urbanos de arranha-céus, mais fraca nos subúrbios residenciais e também reduzida nos parques, embora tenham sido relatadas exceções."