Lady Lovelace Objection
substantivo
Fonte: WANG, Pei e LIU, Kai e DOUGHERTY, Quinn; Conceptions of Artificial Intelligence and Singularity; https://doi.org/10.3390/info9040079 em 11 de fevereiro de 2022
Termo equivalente: Objeção de Lady Lovelace
Fonte: Wikipedia contributors, "Computing Machinery and Intelligence," Wikipedia, The Free Encyclopedia, https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Computing_Machinery_and_Intelligence&oldid=1061598194 (accessed February 11, 2022).
Definição em português: "Uma das objeções mais famosas afirma que os computadores são incapazes de originalidade. Isso ocorre em grande parte porque, de acordo com Ada Lovelace, as máquinas são incapazes de aprender de forma independente. A Máquina Analítica não tem pretensão alguma de originar nada. Ele pode fazer o que sabemos como ordenar que ele execute. Pode seguir a análise; mas não tem o poder de antecipar quaisquer relações ou verdades analíticas. Alan Turing sugere que a objeção de Lovelace pode ser reduzida à afirmação de que os computadores “nunca podem nos pegar de surpresa” e argumenta que, ao contrário, os computadores ainda podem surpreender os humanos, em particular onde as consequências de diferentes fatos não são imediatamente reconhecíveis. Turing também argumenta que Lady Lovelace foi prejudicada pelo contexto a partir do qual escreveu e, se exposta a conhecimentos científicos mais contemporâneos, ficaria evidente que o armazenamento do cérebro é bastante semelhante ao de um computador."